Topo

Histórico

Categorias

Conheça 8 tendências da gastronomia para 2019

Claudia Lima

11/01/2019 05h00

Prepare o paladar para novos sabores e maneiras de se alimentar e servir! O Pinterest divulgou uma lista com as tendências da gastronomia para o ano de 2019. Muita coisa já vem sendo popularizada – como os pães feitos em casa – mas outras apontam uma volta para o compartilhar refeições com a família e os amigos.

Ficou curioso? Veja algumas delas:

1- Das antigas

Pratos que utilizam ingredientes tidos como "fora de moda" ou menos nobres como rabo de boi e miúdos foram alguns dos itens mais procurados. Ou seja, bom motivo para vasculhar seu livro de receitas  preparar uma rabada suculenta, servida com polenta e agrião.

2- Água com sabor

As águas aromatizadas com frutas e ervas são ótimas para receber as visitas e fazer bonito – no verão ou no inverno. Vale aromatizar com pepino, fatias de carambola, folhas de hortelã e fatias de gengibre.

3 – Feito em casa

Há pelo menos dois anos, os pães artesanais estão em padarias e cafés. Agora, a ideia é que você mesmo produza seu pão no aconchego do seu lar. E vale desde os pães de fermentação natural às receitas mais clássicas. O que vale é sentir aquele cheirinho incomparável de pão saindo do forno logo de manhã. Nada mais comfort food do que isso.

4 – Arriba!

O abacate é um hit entre a galera adepta da alimentação saudável, mas é a guacamole o prato que promete fazer sucesso este ano. A receita é fácil – abacate, cebola, tomate e coentro pode ser degustada do petisco ao café da manhã.

5 – Fungos

Que bom que podemos achar uma variedade imensa de cogumelos nas prateleiras do supermercados e feiras. Pois eles também estão entre os ingredientes mais procurados do ano, e chegam ao prato não apenas na culinária japonesa. Trate de usar a imaginação e abusar dessa proteína mais que saudável em saladas, molho para massa, recheios de tortas, etc…

6 – Põe na panela

As geleias e compotas, que eu já falei aqui inúmeras vezes, também aparecem entre as tendências. Feitas apenas com fruta, açúcar, água e gotas de limão (além de algumas especiarias), fazem bonito do café da manhã à sobremesa, cobrindo torradas, acompanhando uma fatia de queijo ou como cobertura e recheio de bolos.

7 – Patinho feio

Quem diria que um dos legumes mais injustiçados também entraria nessa lista? Pois o chegou a hora de explorar todas as possibilidades do chuchu, que faz uma dupla infalível com o camarão e pode ser usado em refogados, acompanhando carnes e até recheio de tortas e suflês. Deixe o preconceito de lado!

8 – Tem pra todo mundo

Quem não gosta de uma mesa farta, cheia de comidinhas gostosas para compartilhar? Junte os amigos, prepare uma decoração linda, caprichem nos petiscos e bebidas e aproveite a vida. Afinal, viver bem deve ser tendência sempre. Feliz 2019!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!