Topo

Histórico

Categorias

4 coberturas fáceis de fazer e que salvam qualquer sobremesa

Claudia Lima

01/04/2018 04h00

Foto: Getty Images

Fim de semana prolongado de Páscoa é assim: você comeu todos os ovos de chocolate do planeta e tem de fazer uma sobremesa para o almoço de família e não quer perder muito tempo na cozinha. Como fazer para dar um "up" em uma sobremesa simples e transformá-la em algo com cara de festa? Caprichando na cobertura!

Veja 4 coberturas que salvam qualquer sobremesa

Ganache
A mais simples de todas: misture uma parte de chocolate amargo e a mesma parte de creme de leite. Leve o micro-ondas sempre de um em um minuto até o chocolate derreter e o creme estar bem quente, quase fervendo. Retire, deixe descansar por um minuto e mexa com uma espátula, até que tudo fique homogêneo. Como a ganache é multiuso, pode servir como cobertura de um bolo de chocolate (ou bolo de nada), sobre o sorvete, tortas etc…

Crumble
Você só tem frutas na geladeira? Dê uma cara de festa com o crumble, farofinha crocante facílima de fazer. Junte 100 gramas de farinha de trigo, 100 gramas de açúcar e 100 gramas de manteiga gelada. Amasse tudo com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Coloque sobre uma fruta de sua preferência — maçã, banana, pera ou pêssego — cortada em rodelas, fatias ou picadas. Leve ao congelador ou freezer por 15 minutos e, em seguida, ao forno, até ficar dourado. Quer deixar ainda melhor? Sirva com uma bola de sorvete

Pralinê
Outra delícia crocante maravilhosa. Para fazer, você pode usar apenas açúcar.  O preparo é simples: leve ao fogo baixo uma xícara de açucar cristal e deixe caramelizar (cuidado para não queimar).  Junte amendoim, amêndoas, nozes ou avelãs bem picadinhas e misture bem. Jogue sobre o mármore e deixe ficar morno. Pique com uma faca  sirva sobre o sorvete ou outro doce de sua preferência.

Frutas
Comprou uma caixa de morango a mais? Que tal preparar uma compota? Junte uma xícara da fruta picada e 3/4 de xícara de açúcar e leve ao fogo até começar a ferver e o açúcar se dissolver (se estivr secando, junte 1/4 xícara de água). Junte uma colher se sopa de suco de limão e deixe apurar por mais 2 minutos. Não gosta de morangos? Use outras frutas vermelhas como mirtilos, framboesas ou amoras. Sirva sobre bolos, cheesecakes, sorvetes, doces ou puro mesmo

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!