5 truques para deixar o bolo de chocolate bem... chocolatudo!
Então você quer fazer "aquele" bolo de chocolate para impressionar os amigos e nunca dá certo? Exitem alguns macetes simples que todo mundo pode fazer em casa e que vão dar um efeito maravilhoso tanto no visual quanto no sabor.
Como? Siga estes passos e, de uma vez por todas, chega de bolo de chocolate sem graça!
1. Não use imitações
Bolo de chocolate de verdade se faz com chocolate em pó. Não substitua por achocolatados (a menos que a receita peça). Em lojas de confeitaria você encontra chocolates em pó com 33% ou 50% de cacau (os mais comuns) ou ainda o 100%, ou seja, o próprio cacau em pó.
2. Mais cor, por favor
Seu bolo fica pálido e com uma cor indefinida? Use bicarbonato de sódio. Sim! Em contato com o cacau, ele sofre uma reação química que vai deixar seu bolo bem escuro. Uma colherinha de café basta. Não coloque muito, pois, como já terá fermento, o bolo corre o risco de transbordar dentro do forno se você exagerar.
3. Veludo molhado
Se você substituir o leite da receita pela mesma medida de iogurte natural integral. Ele também reagirá ao bicarbonato, deixando a massa com uma textura bem úmida. Tente e você não vai se arrepender.
4. Pretinho básico
Quer saber outro segredo dos belos e deliciosos bolos de chocolate? Café! Se sobrou um pouco no bule, use ¼ de xícara na sua receita. O sabor de chocolate ficará muito mais intenso.
5. Que seja lindo, enquanto dure
Unte a forma com manteiga e substitua a farinha de trigo que você joga nela por chocolate em pó. Isso evita que o bolo fique com aquela camada branca horrível. Lembre-se que, no fim das contas, estética é tudo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.