Topo

Histórico

Categorias

5 truques para deixar o bolo de chocolate bem... chocolatudo!

Claudia Lima

06/07/2017 04h00

Sabia que café que sobrou no bule pode deixar seu bolo muito mais gostoso? Foto: Getty Images

Então você quer fazer "aquele" bolo de chocolate para impressionar os amigos e nunca dá certo? Exitem alguns macetes simples que todo mundo pode fazer em casa e que vão dar um efeito maravilhoso tanto no visual quanto no sabor.

Como? Siga estes passos e, de uma vez por todas, chega de bolo de chocolate sem graça!

1. Não use imitações
Bolo de chocolate de verdade se faz com chocolate em pó. Não substitua por achocolatados (a menos que a receita peça). Em lojas de confeitaria você encontra chocolates em pó com 33% ou 50% de cacau (os mais comuns) ou ainda o 100%, ou seja, o próprio cacau em pó.

2. Mais cor, por favor
Seu bolo fica pálido e com uma cor indefinida? Use bicarbonato de sódio. Sim! Em contato com o cacau, ele sofre uma reação química que vai deixar seu bolo bem escuro. Uma colherinha de café basta. Não coloque muito, pois, como já terá fermento, o bolo corre o risco de transbordar dentro do forno se você exagerar.

3. Veludo molhado
Se você substituir o leite da receita pela mesma medida de iogurte natural integral. Ele também reagirá ao bicarbonato, deixando a massa com uma textura bem úmida. Tente e você não vai se arrepender.

4. Pretinho básico
Quer saber outro segredo dos belos e deliciosos bolos de chocolate? Café! Se sobrou um pouco no bule, use ¼ de xícara na sua receita. O sabor de chocolate ficará muito mais intenso.

5. Que seja lindo, enquanto dure
Unte a forma com manteiga e substitua a farinha de trigo que você joga nela por chocolate em pó. Isso evita que o bolo fique com aquela camada branca horrível. Lembre-se que, no fim das contas, estética é tudo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!