Topo

Histórico

Categorias

Todo mundo pira com Carne Louca! E eu tenho dicas e receitas para você

Claudia Lima

13/07/2017 04h00

Carne Louca gostosa é a minha, a sua, a nossa! Foto: Leandro Soares/UOL

Ela pode ser servida quente, fria, no sanduíche, acompanhando a refeição ou até pura, num assalto à geladeira, e é figurinha fácil em qualquer festa, recheando o pão. O fato é que a carne louca é um prato tão democrático que cada casa tem a sua receita. E sempre fica bom, já reparou?

Na maioria das vezes ela é servida desfiada. Tem quem faça a receita tradicional, com cebolas e pimentão. Tem quem tempere com vinho, cerveja ou cachaça. Afinal, uma dose de álcool sempre vai bem com carne. Já vi receitas até com shoyu, gengibre, cravo e canela.

Na minha casa, fui criada com uma chamada Carne da Vovó. Na receita da minha prima Lina, a melhor cozinheira que eu conheço, a carne era cozida por horas com tomate, cebolas, azeite "estrangeiro", pimenta preta em grãos, vinho e três (!!!) xícaras de vinagre. E não era desfiada: depois de passar uma noite na geladeira, cortava-se em fatias finíssimas. Já adulta, achei a quantidade de vinagre um exagero, mas depois de provar… apenas a coisa mais maravilhosa do mundo. Quer aprender mais? Dá uma olhada nas dicas abaixo:

1. Qual a melhor carne? Escolha entre miolo de acém, peixinho, lagarto e peito. Músculo do dianteiro ou do traseiro também são boas alternativas. Em qualquer uma delas, use panela de pressão. O cozimento é mais rápido e a carne fica muito macia. Se preferir fazer em panela normal, ela deverá cozinhar por pelo menos 3 horas

2. Como cozinhar? No final do cozimento na panela de pressão, você terá um caldo de carne bem concentrado. Use-o para fazer o molho. Se quiser uma carne mais sequinha, guarde uma parte e use como base para sopas, risotos etc… O ideal é cozinhar a carne com temperos básicos como cebola, alho, azeite e as ervas e só depois que ela estiver cozida ou fatiada, fazer o molho de sua preferência.

3. E o tempero? Agora é que vem a loucura: ervas e especiarias são bem-vindas. Use louro, tomilho, gengibre, pau de canela, cravo… Junte pimentão, cebola branca, cebola roxa, tomates, cenoura, azeitonas… e o que mais quiser

4. Dá para fazer e comer? O melhor é programar-se para fazer sua carne louca de véspera. No dia seguinte, depois de passar horas descansando no molho, ela fica muito mais saborosa

5. E se sobrar? Dá para usar de várias maneiras: se tiver muito molho, use na massa de macarrão. Misturada ao arroz, vira tipo arroz de forno. Ou como acompanhamento do feijão com arroz de todo dia. Ela pode virar salada também: deixe o molho secar um pouco e sirva fria sobre alface e outras folhas verdes

6. Só pode ser carne de boi? Nada disso! Substitua por frango e você terá um incrível frango louco, tão gostoso quanto. E carne de porco então? Hum… Separei quatro receitas de babar. Clique nos nomes para ver: Carne Louca Clássica, Carne Louca com CervejaFrango Louco e Lombo Louco.

E você, qual o segredo da sua carne louca? Escreva nos comentários!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!