Topo

Histórico

Categorias

Tem medo de alcachofra? Veja como preparar o legume mais chic do mundo

Claudia Lima

07/09/2017 04h00

Alcachofra é um mistério. Aquela flor enorme, cara, meio espinhuda e exótica nunca foi algo fácil para mim. Nunca entendi muito bem como é que se comia aquele fruto e como é que dali saiam receitas que as pessoas diziam dar água na boca.

Logo que comecei a trabalhar com gastronomia em tempo integral, fui convidada pela minha chefe na época para participar de uma tarde de alcachofras. A ideia era aprender a preparar diversas receitas com o legume. Quem ia comandar a "aula" era a Dona Nicoletta Mattoli, uma senhorinha italiana muito simpática que sabia absolutamente tudo sobre o tema. Ao lado da filha, Paola, e de outras 6 mulheres, lá estava eu, descascando e limpando alcachofras miúdas, experimentando e correndo de um lado pro outro para ver e anotar tudo o que a dona Nicoletta fazia.

Fiquei chocada com o que saiu das panelas. Até então, pra mim, comer alcachofra se resumia a "chuchar" suas pontas em um molho de ervas e depois comer. Naquela tarde de esbórnia, dois pratos eu jamais esqueci: as alcachofras no forno, com molho de tomate e uma massa com alcachofras. Dizem até que saiu um livrinho, feito em xerox, mas que infelizmente nunca chegou até mim.

Eis que de uns tempos para cá, uma amiga minha, a Dedé Sendyk começou a postar, todos os anos, a farra de alcachofra que fazia em casa. Depois da dona Nicoletta, nunca tinha visto ninguém tão empolgada assim. Quando prepara as suas, Dedé usa todo o legume – do caule às pétalas e ainda prepara um doce divino que serve com sorvete!

E não é que este ano ela resolveu presentear os amigos com jantares cujo tema são… alcachofras!? Eles acontecem todas as semanas, em seu apartamento em São Paulo (para saber mais, visite www.instagram/alcachofradadede).
Conversei com ela para saber tudo sobre alcachofras de A a Z. Sim! Da salada ao bolinho, ela vai bem em praticamente tudo. Veja as dicas.

Como comprar A alcachofra tem uma cor mesclada de roxo e verde (e a base um tom verde claro bem vivo). O caule deve ser firme. Se estiver dobrando, passou do ponto.

Como limpar Lave em água corrente e vá abrindo as pétalas delicadamente para limpar bem. Retire as folhas mais feias e seque de cabeça para baixo. "Não corte as pontas, pois fica difícil de comer". Se optar por usar o coração ou fundo da alcachofra, retire todas as pétalas e depois elimine os pelinhos da base: com muita delicadeza, dê uma torcidinha tufinho por tufinho e eles sairão facilmente.

Como cozinhar Erro número 1: jamais cozinhe a alcachofra em panela de pressão. O risco de passar do ponto é enorme. Coloque-as na panela lado a lado e cubra com água apenas até um pouco acima da base. "É importante que as folhas estejam firmes na hora de comer". Junte uma rodela de limão, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos em média. Para saber se estão prontas, retire uma pétala. Se sair facilmente, pode desligar.

Como preparar "Se você for iniciante no mundo das alcachofras, sugiro que, coma a primeira inteira. Só assim você poderá decidir que parte gosta mais". Comece pelas pétalas: Retire uma unidade, mergulhe no molho, leve à boca a parte que estava colada à base e puxe a polpa com o dente", ensina Sendyk. "Este molho pode ser o seu molho predileto para salada -azeite e limão, iogurte ou mel e limão. "A alcachofra é como o chuchu: ela absorve totalmente o sabor", explica.

Já o miolo, tem diversas preparações: você pode comê-lo frio por exemplo: rale um tomate cru e gelado sobre o miolo e salpique folhas de manjericão. Tempere com sal, pimenta e azeite e sirva. Se quiser servi-lo quente, coloque sobre ele uma fatia fina de queijo brie. Leve ao forno por 10 minutos e terá uma entrada incrível.  Outra opção é usar molho béchamel: cubra o fundo de um refratário com o molho, coloque sobre ele o miolo, cubra com mais molho, salpique queijo e leve para gratinar. Gosta de carne? Grelhe um filé alto na manteiga, coloque no prato, cubra com o miolo e finalize com molho. Eu vou testar todas as receitas. E você? Aproveite pois a temporada vai até novembro!

Veja mais receitas: Bolinhos de Alcachofra, Alcachofra recheada, Fettuccine com queijo de cabra, hortelã, alcachofra e abobrinha

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!