Topo

Histórico

Categorias

Quer comida gostosa, rápida e que não engorda? Faz em casa, Brasil!

Claudia Lima

14/09/2017 04h00

Desde que comecei a trabalhar em casa, agradeço efusivamente o fato de poder comer todos os dias uma comidinha fresca, leve e absolutamente saborosa. Quem faz? Eu mesma. E isso não é privilégio de quem sempre gostou de cozinhar, estudou parta aprender técnicas ou tem autoestima elevadíssima, não. Como diz a chef e cozinheira Alice Waters em seu livro "A Arte da Comida Simples", "comer bem não é nenhum mistério. Não é preciso anos de prática, ingredientes caros,  e conhecimento enciclopédico. Tudo o que se precisa são os 5 sentidos".

Sim, mas requer outras coisinhas básicas. Em primeiro lugar, é começar a dar valor ao que você coloca dentro do seu corpo. E claro, ao seu rico dinheirinho também. Veja, não sou contra comer fora – eu amo e vou na medida do possível – mas isso se tornou um evento na vida. O que eu acho bom, porque no final você tem a tal da experiência que todo chef fala e muita gente nunca conseguiu entender.

O fato é que comer, cozinhar e escolher seu próprio alimento acabam fazendo você desacelerar dessa vida doida que a gente leva hoje em dia. E ter essa outra experiencia na sua própria casa.

Ok, você pode falar: você diz isso porque não chega em casa destruída depois de enfrentar horas no trânsito ou na condução. Sim, não enfrento mais. E sei muito bem o que é chegar cansada e ter de colocar a barriga no fogão pra preparar algo pra jantar. Mas há jeitos de facilitar a vida e comer mais, melhor e de um jeito mais saudável. Como? Vem comigo!

– Vá à feira: para mim, um dos programas mais sensacionais para se fazer. É uma delícia se libertar das caixinhas de alimentos e quase impossível resistir a um pé de alface lindo olhando pra você. Lembre-se: mexericas não nascem na embalagem

Orgânicos ou não? Essa patrulha de torcer o nariz para quem não compra é o que eu acho de pior. Não comprar alimentos orgânicos pode ter inúmeras razões: os produtos são difíceis de encontrar, são mais caros, não é possível achar no lugar onde você mora… Claro que hoje a demanda é muito maior. É facil dizer que só compra orgânicos se você mora na Vila Madalena, em Ipanema, no Brooklyn ou em Berlim, que oferecem inúmeras opções de feiras que fornecem esse tipo de alimento. Óbvio, que se for sem agrotóxicos, melhor. Mas qualquer comida fresca já é melhor do que algo industrializado.

Cozinhe simples: Descomplique a vida. Deixe para fazer aquele almoço ou jantarzinho mais elaborado no final de semana, quando tiver mais tempo e vontade de cozinhar. No dia a dia, opte por manter o sabor dos alimentos como eles são. Chega de mascarar sabores com muito queijo ralado, temperos prontos… Experimente, tente, pratique! Abóbora combina com sálvia? Mas e se eu trocar por alecrim? Cozinhar é feito de acertos e erros. Não tenha medo

Compre do pequeno: nos últimos anos virou moda falar do tal do "pequeno produtor", aquela entidade misteriosa que fornece os melhores ingredientes para os restaurantes mais estrelados. Mas o pequeno produtor pode ser a moça que vende um café vindo direto de uma fazenda em Minas, outra que faz bolos artesanais, quem vende cerveja, uma mãe que vende brigadeiros… Além de saber exatamente a procedência do que está comprando, você ajuda a sua comunidade

Lista básica: se você tiver alguns desses ingredientes já é um bom caminho andado para parar de comer besteira. Na próxima ida ao supermercado, providencie: azeite, vinagre, sal, pimenta, especiarias, macarrão, fubá, arroz, tomate em lata, farinhas, açúcar, fermento, baunilha, geleia, vinho. Pronto, este é o mínimo para você se virar caso não tenha absolutamente nada.

Na geladeira: lembro de uma vez uma amiga ter ido na minha casa e quando abriu a geladeira disse: nossa, parece de casa de mãe! Sim. No meu arsenal nunca faltam de cenoura (e outros legumes, inclusive congelados), alface, ervas, mostarda, limão, laranja, manteiga, leite, pão, alho, cebola.  E queijo, que ninguém é de ferro!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!