Topo

Histórico

Categorias

Quer surpreender na sobremesa de sempre? Use azeite!

Claudia Lima

17/11/2017 04h00

Crédito: Lucas Terribli / Divulgação

Tem horas que é bacana explorar tudo o que um ingrediente pode oferecer.  Pode ser desde usar folhas e talos de um legume até, por exemplo, usar azeite em pratos doces. O que parece estranho num primeiro momento pode ser aquele toque surpreendente  que faltava naquela sobremesa que você está serve sempre.

Mas veja: a ideia não é deixar o prato com sabor de azeite, pois ele não pode camuflar e sim realçar o sabor de algo que já é saboroso.
O azeite que você deve usar não pode ter uma acidez muito elevada. Como você vai descobrir isso? Olhando no rótulo. Veja abaixo algumas sugestões de como usar.

No sorvete
Os chefs Henrique Benedetti e Vitor de Vita,  do restaurante Ollivia, em Poços de Caldas ensina que a combinação fica perfeita. "Quando você mistura o azeite ao sorvete, eles se emulsificam e realça o sabor do doce". Creme, flocos, passas ao rum são algumas das melhores harmonizações. Para preparar, coloque uma bola de sorvete e um fio generoso de azeite. Misture bem  e sirva.

No bolo
Quer dar um sabor inusitado ao bolo de "nada", aquele de todo dia? Misture em uma tigelinha duas colheres de sopa de azeite, folhinhas de tomilho e raspas de 1 limão. Macere bem, apertando as folhinhas da erva e misture à massa antes de levá-la ao forno. Não curte muito limão? Substitua por laranja. Misture as raspas com azeite e folhinhas de alecrim picadinho (mas sem exagero) e junte à massa. Fica uma delícia!

Com chocolate
Uma mousse de chocolate fica ainda mais saborosa  com um toque de azeite de pimenta no final. Para prepara-lo, junte pimenta dedo-de-moça picadinha (sem as sementes)  a 4 colheres de azeite. Regue a sobremesa e sirva

Pudim diferente
Na Europa é comum usar azeite em preparações doces. Um das sobremesas mais intrigantes  que já provei é o Pudim de Azeite e Mel, que leva uma quantidade generosa do óleo de oliva em sua preparação. O chef Vitor Sobral, do restaurante Tasca da Esquina – com casas em Portugal e São Paulo, prepara esta delícia que ainda uma calda feita com abobrinha (!) e é finalizada com azeitonas pretas, que ganham um sabor adocicado. Clique aqui para ver a receita.

Com frutas
Uma das receitas clássicas da chef Heloisa Bacellar, do restaurante Lá da Venda, são as Peras Douradas (clique aqui para ver a receita). Elas são servidas em potinhos individuais e "temperadas" com azeite, mel e especiarias.
Azeite na Salada de frutas também vai bem. Misture um fio de azeite ao caldo de laranja da salada de frutas e o resultado fica surpreendente.

Mil aromas
E que tal o azeite com seus sabores preferidos? A lista do que você pode usar é imensa:  uma fava de baunilha, folhas de manjericão, casca ou raspas de laranja ou limão, cardamomo, uma rama de canela e até uma pimentinha dedo-de-moça. Coloque um deles no vidro de azeite novo e deixe descansar pelo menos uma semana. Depois, use para finalizar frutas e sobremesas.
Não consegue desapegar de usar azeite com pratos salgados? As harmonizações funcionam muito bem para finalizar pratos com sal também.  Tudo é questão de experimentar.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!