Topo

Histórico

Categorias

Fazer baião de dois é a melhor maneira de dar borogodó ao feijão com arroz

Claudia Lima

04/02/2018 04h00

Praticamente desde que o mundo é mundo, o arroz e feijão nunca saiu do prato dos brasileiros. E o baião de dois é um dos jeitos mais criativos e gostosos de dar uma cara de festa para aquela comidinha do dia a dia. É o famoso "mexidão" criado no nordeste que agora está fazendo o maior sucesso em alguns restaurantes paulistanos.

A receita original é feita basicamente com arroz, feijão de corda, carne de sol e queijo de coalho. Mas claro que cada um coloca seu toque especial em suas receitas.

A chef piauiense Kafira Foz prepara em seu restaurante, Fitó, além do tradicional, cremoso e denso baião de dois tradicional, uma versão vegetariana, que chega à mesa coroada com um belo ovo caipira frito. Delícia.

O melhor que eu comi na vida porém, é o da baiana Ieda Matos, do novíssimo Casa da Ieda, uma portinha aberta há um mês no Baixo Pinheiros. "O meu baião é bem rústico, como eu comia quando menina", diz.
É ela quem salga a carne com sal grosso e deixa maturar por quatro dias. "Depois, já posso cozinhar sem precisar dessalgar, pois coloco a quantidade exata de sal", explica. "Após o cozimento desfio e já está pronta para usar".

Como faz?
1- O segredo no caso do baião é não cozinhar muito o feijão. "Deixo ele al dente, nem muito duro, nem muito macio, desmanchando.

2- Depois coo e refogo numa panela o alho com a manteiga de garrafa e junte o feijão. Acho que é o pulo do gato", conta.

3- Adicione o arroz, o queijo de coalho douradinho (grelhado levemente na frigideira), a carne cozida e desfiada e temperos como salsa, cebolinha, coentro, tomate e pimentão, tudo picado. "Finalizo com um pouco de caldo de carne e mais um pouco de manteiga de garrafa. Assim ele fica bem suculento".

Ieda também faz a versão vegetariana,  em que a carne e o caldo são substituídos por legumes dia. "Mas não adianta: sempre acabo servindo com um pirãozinho de queijo coalho, uma banana da terra ou uma farofinha de dendê. É um mimo que adoro fazer para quem vem aqui".

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!