A torta mais famosa (e deliciosa) do mundo nasceu de um erro da cozinheira
É famosa nos meios gastronômicos a história das irmãs francesas Caroline e Stephanie Tatin. É delas a invenção de uma das tortas mais fáceis do mundo, a Tarte Tatin. Para quem não conhece, trata-se de uma torta suculenta em que pedaços de maçã são cobertos por uma massa e assada na frigideira. Porém, não se trata de uma técnica diferente de cozimento. E nem nada disso foi proposital: a torta nasceu de um acidente.
Reza a lenda que, em 1880, as irmãs estavam muito atarefadas na cozinha do Hotel Tatin, a 160 km de Paris, administrado por elas. Por engano, deixaram as maçãs que seriam recheio da torta ficaram tempo demais cozinhando em açúcar e manteiga. Como não queriam perder a receita, tiveram a ideia de cobri-las com a massa e levar diretamente ao forno. Na hora de servir, foi só virar de cabeça pra baixo e voilà! Uma torta linda! E não é que os hóspedes adoraram?
Pronto, nascia uma das tortas mais famosas do mundo, servida sempre casadinha com um pouco de creme ou uma bola de sorvete. Para se ter uma ideia de quão famosa é a Tarte Tatin, ela é tratada como verdadeiro patrimônio: na cidade de Lamotte-Beauvron, onde foi criada, existe uma confraria, a La Confrerie des Lichonneux de Tarte Tatin, que ajuda a divulgar sua receita e tradição.
Hoje, é possível até encontrar versões deste clássico francês em que as maçãs são substituídas por peras (fica igualmente maravilhosa). Mas como a gente diz por aí, um clássico é um clássico né mores?
Ficou curioso pela receita? Clique aqui para ver!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.