Ragu é o molho italiano que pode ser feito com carne, linguiça e vegetais
Sabe aquele molho bem denso, com carne desfiada, que desmancha na boca, servido nos restaurantes italianos acompanhado de uma boa massa? Ele é o ragu, um dos pratos mais conhecidos da cozinha italiana.
Além da versão com carne de boi — feita com legumes, tomates, vinho e extrato de tomate — é possível preparar versões com linguiça e até vegetarianas, com legumes como cenoura e cogumelos.
Fazer ragu não é dificil, mas requer paciência, principalmente feito com carne (que fica cozinhando por várias horas em fogo baixo).
Veja abaixo algumas dicas para preparar.
De Carne
Via de regra, refoga-se bem os legumes (cenoura, cebola e manjericão). Depois, acrescente a carne mexa um pouco e coloque o vinho (sempre de boa qualidade). Quando evaporar, junte caldo de carne, tomate e extrato de tomate. É importante manter o fogo baixíssimo para que não queime. Os cortes mais indicados para fazer o ragu são coxão duro, paleta, fraldinha. Como são carnes mais firmes, requerem muitas horas de cozimento. O resultado vale a pena, pois o molho fica saborosíssimo e a carne se desmancha naturalmente.
De Linguiça
Para o ragu de linguiça, é imprescindível que ela seja de boa qualidade. Ou seja, sem muita gordura. O segredo é, antes de começar o preparo, retirar a carne de dentro da pélícula (tripa) e desmanchá-la, com as mãos mesmo. Depois, o restante do processo é o mesmo, porém leva menos tempo no fogo.
De Legumes
Há controvérsias entre os mais puristas, pois o verdadeiro ragu seria feito apenas com carne. Polêmicas à parte, um bom cozido feito à base de cogumelos, vinho branco e creme de leite fica leve, fresco e muito saboroso. E fica pronto rapidinho!
Combina com o que?
Basicamente com tudo: massas, polenta, canjiquinha, batata assada ou purê e até um simples arroz branco.
Gostou? Veja mais receitas abaixo
Fusili ao molho de Ragu de Linguiça
Lasanha com ragu a Bolonhesa
Ragu de Lentilhas e Cogumelos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.