Berinjela: um legume de mil e um sabores e utilidades
Com berinjela não tem tempo ruim. O legume aparece em tantas culinárias pelo mundo – italiana, marroquina, árabe, grega, oriental, só para citar algumas – que permite preparações versáteis e de sabor bem particular.
Confesso que às vezes tenho pinimba do legume. Digo às vezes porque vira e mexe quando como fora provo berinjelas que estão com um retrogosto amargo. A dica para eliminar o problema é: assim que descascar e cortar, deixa-lá de molho em água com vinagre ou suco de limão por 20 minutos. Passe uma água e pode usar.
A partir daí, a berinjela dá um show de mil e uma utilidades: vira salada, lasanha, antepasto, pode ser recheada ou chegar à mesa simplesmente grelhada.
Assada, se transforma em "bife", em substituição à carne. Pode servir como molho de massa, recheio de torta… Ideias não vão faltar.
Moussaka: o prato de origem grega é feito com o legume distribuindo em camadas que são alternadas com carne moída, molho e tomate e iogurte.
Hambúrguer: Passadas no processador viram a base que pode ser um bom substituto para a carne.
Babaganoush: clássico da culinária árabe, geralmente servido como antepasto o lado do hummus e da coalhada seca.
Molho: o famoso a la Norma é feito com tomates, berinjelas, manjericão e ricota defumada
Caponata: outro clássico, só que italiano. São cubos do legume, pimentões, tomates, cebola e uva-passa. Pode ser servido como entrada ou até como salada
Tortino: fatias redondas de berinjela empanadas e fritas são distribuídas em camadas com queijo, molho de tomate e aliche.
No Missô: está aí uma combinação maravilhosa e cheia de sabor. O tempero japonês mais uma pitada de açúcar e gengibre confere um sabor salgadinho na medida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.