Vai usar vinho para cozinhar? Saiba qual tipo escolher
Em tempos de festas, as marinadas e cocções com bebida alcoólica são a bola da vez. Especialmente vinhos. Mas na hora de escolher, bate a dúvida? Com qual deles eu vou?
Mesmo que usado em poucas quantidades, a qualidade do vinho vai influir no sabor da receita, já que à medida que ele vai cozinhando e reduzindo, suas nuances vão impregnando no prato.
Outro fato decisivo é o tipo de uva. Geralmente, vale seguir a regrinha de tintos para carnes vermelhas e brancos, para aves. E eles devem ser secos, sempre (a menos que seja uma sobremesa e a receita peça), porém com acidez moderada, entre 10 e 13%.
Entre os brancos, os mais indicados são: Pinot Grigio (mais neutro), Sauvignon Blanc (ótimo para usar em peixes e frutos do mar) e Chardonnay (que dá um sabor mais encorpado aos pratos). Já entre os tintos, os melhores são de baixo tanino e mais frutados, como Merlot, Cabernet, Chianti e Pinot Noir. Isso evita o risco do prato ficar muito forte e até com certo amargor.
Isso tudo não significa comprar vinhos caros e como a receita pede uma quantidade pequena, você não sairá perdendo. O ideal são vinhos de preços médios, que você costuma beber. Ou seja, se o vinho é bom no paladar, é bom para cozinhar.
Veja aqui sugestões para cozinhar com vinho. Aproveite e tim-tim!
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.