Maxixe: bom, bonito e barato, é um legume que você precisa descobrir
Ele não é muito popular no Sul e no Sudeste do Brasil, mas, no Nordeste, o maxixe reina. Pode-se dizer que o vegetal redondo cheio de espinhos é um "primo" do pepino, por sua textura e sabor. E não pense que, por conta de sua aparência, ele é um vegetal difícil de manusear. Ao contrário. A única coisa que você precisa fazer antes de utilizar é raspar os espinhos com uma faca. A partir daí, ele só brilha.
Eu, por exemplo, comprei maxixe outro dia na feira pela primeira vez. Já havia comido em um restaurante e resolvi me aventurar com ele na minha cozinha. Resolvi fazer um cozido — carne, abóbora, cebola, tomates, coentro, tudo cortado de maneira bem rústica. E maxixe. Ficou maravilhoso!
Outra forma de fazê-lo cozido é a Maxixada, prato muito comum no Nordeste. "Aprendi uma receita com a escritora e gastrônoma pernambucana Ana Rita Suassuna que leva camarão, coentro, azeite e leite de coco", conta Larissa Januário, do blog Sem Medida.
Maxixe fica ótimo também salteado (sozinho ou junto a outros legumes), no cozido, cru, como salada ou picles. "Adoro comer maxixe fresco, no vinagrete. Raspo a casca para tirar os espinhos, corto fininho e tempero com limão, cebola roxa, azeite e coentro", diz Larissa.
Ficou curioso? Veja a receita abaixo e corre para a feira!
Vinagrete de Maxixe, Jiló e Cebola Roxa
Ingredientes
1/2 cebola roxa em rodelas finas
2 jilós em rodelas finas
1 maxixe em rodelas finas
1 limão
2 colheres de azeite de oliva
Salsa e coentro a gosto
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Tempere os legumes com o limão, o azeite, a salsa e o coentro. Misture tudo e acerte o sal e a pimenta. Sirva como salada ou com carnes de churrasco ou assada. Fica ótimo também em mexidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.