Tempero

Categorias

Histórico

Tá com tempo? Fazer massa caseira não é um bicho de sete cabeça

Claudia Lima

13/01/2018 04h00

Foto: Getty Images

Tem coisa que a gente acha que é um bicho de sete cabeças na cozinha . Cozinhar com panela de pressão (tem gente que morre de medo),  fazer um almoço para 10 pessoas, preparar a primeira feijoada ou o pão de todo dia.

Fazer macarrão em casa também é uma delas. Muitas vezes a gente vê um pacote de massa na prateleira do supermercado e se esquece que alguém, algum dia, já preparou aquilo com as próprias mãos. Aliás é assim com a maioria das coisas.

Porém, se você acha que fazer seu próprio macarrão é uma tarefa impossível, se engana. “A única coisa que você irá precisar é de farinha e ovos. Claro que estamos falando de uma massa simples, um talharim, que fica pronto em uma hora”, diz Cirilo Dias, idealizador do Birrinhas, empresa de sanduíches à base de cervejas.

Depois de fazer  sucesso em feirinhas gastronômicas em São Paulo, decidiu estudar o universo dos pães e das massas. “A conta e a receita básica é usar 1 ovo para 100 gramas de farinha de trigo comum. O rendimento, 150 gramas, é perfeito para uma pessoa e a consistência é parecida com a massa de macarrão japonês. Ou seja, a partir desta base, você pode inventar sua própria receita com molhos de sua preferência”, ensina.

Cirilo avisa que, na hora de abrir a massa, é preciso paciência. “É o prato perfeito para quando você quer relaxar ou preparar um almoço mais longo para os amigos no final de semana. Demora? Sim, mas no fim das contas, o resultado e o ritual valem a pena”.

Empolgou? Veja a receita e algumas dicas para fazer seu macarrão:

– Peneire sempre a farinha antes de começar a preparar seu macarrão. Isso ajida a deixar a massa mais fina e soltinha

– Lembre-se de enfarinhar bem a mesa antes de abrir a massa. Se a massa começar a grudar na hora de cortar, jogue mais farinha. Não tenha medo da sujeira. Faz parte

– Para uma massa tipo de cantina, . “As massa feita com a famosa farinha 00 e semolina ficam mais finas e secas, próximas às que você encontra no supermercado.  A proporção é 60% de semolina e 40% de farinha de trigo

– Quanto mais gelada a massa, melhor ela fica para modelar

– O segredo para um macarrão perfeito é… o ovo: use sempre os grandes e de preferência caipiras ou orgânicos. E quanto mais laranja a gema, melhor.  Eles deixarão sua massa amarelinha

– Se quiser uma massa mais molinha, junte além do ovo, mais uma gema

– Programe-se com o mínimo de antecedência. Enquanto a massa está na geladeira, prepare o molho e ferva a água

– Se for fazer para mais pessoas, faça sempre uma porção por vez. Na hora de abrir ficará mais fácil.

Receita básica

Ingredientes:
100 gramas de farinha
1 ovo

Coloque a farinha em uma mesa de mármore bem limpa. Faça um “vulcão”, abrindo um buraco e no meio coloque o ovo. Comece a amassar bem até que a massa comece a desgrudar das mãos. Enrole em um plástico filme e leve à geladeira por no máximo uma hora.

Retire e em uma superfície bem (mas bem mesmo) enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão. Se não tiver, uma garrafa vazia de vinho, bem limpa também funciona). Abra o mais fino que conseguir . Depois, com uma faca, corte as tiras do talharim e pendure em um varalzinho. Deixe que a massa seque por 30 minutos.  Com este processo, ela ficará mais firme.

Cozinhe em um litro de água fervente com duas colheres de sal até ficar al dente.

Aprenda aqui a fazer o melhor molho de tomate do mundo

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Topo