Topo

Histórico

Categorias

Quando ovo e tomate é tudo o que você precisa para um dia de preguiça

Claudia Lima

28/01/2018 04h00

Ovos no purgatório, Shakshuka, Ovos Rancheiros, Moqueca de Ovos… Todos estes nomes levam a um prato que salva vidas naquela hora em que você está sem ideias para cozinhar, quer um café da manhã diferente ou até mesmo quando os amigos chegam para uma visita surpresa.

E não se trata de uma receita daquelas superelaboradas, difíceis de reproduzir. Basicamente, trata-se de ovos cozidos em um suculento molho de tomates que você tenha guardado ou até aquele que sobrou da macarronada.

Esta receita recebe o nome Shakshuka, na Tunísia, Marrocos e no Egito mas também é bem popular em Israel. Huevos Rancheros ou Ovos Rancheiros, é a maneira como é conhecida no México, onde é feita com chili e servido no café da manhã. Uova in Purgatorio ou Ovos no Purgatório, é como o prato é chamado na Itália. E no Brasil, virou uma "moqueca", em alusão à receita nordestina em que o peixe é servido ensopado no molho.

Ou seja, assim como vários outros pratos, cada lugar e cada casa tem seu modo de preparo (como a carne louca!).
Na hora de temperar, vale chili,  cominho, pimentão vermelho e coentro para uma pegada mais mexicana, pimenta calabresa, para um sotaque mais italiano e salsa e cebolinha (ou coentro), para um gostinho de Brasil. E o que mais tiver na sua geladeira, se você for do tipo mais aventureiro.

Mas todas as variações seguem uma única regra: no momento de preparo, os ovos devem ser colocados delicadamente sobre o molho para que a gema permaneça inteira. Aí é só servir com fatias grossas de pão, um arroz branquinho ou -por que não- uma massa, sempre boa companhia para quase tudo que leva molho.

Animou? Veja como fazer na receita de ovos rancheiros

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!